Como aumentar o valor da pensão alimentícia
- Lima & Quirino Advocacia
- 26 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Sempre que houver mudança nas necessidades de quem recebe a pensão ou na de quem paga, o valor pode ser revisado.
Sabemos que as pensões podem ser estipuladas desde a gravidez e permanecerão até a fase adulta. É por este motivo que existe a Ação Revisional de Alimentos, pois os anos passam e a realidade muda.
Principalmente quando a criança começa a estudar ou entra na adolescência, os gastos costumam aumentar consideravelmente e se faz necessário alterar o valor da pensão para um valor mais adequado.
Para que a ação seja bem sucedida há dois pontos que precisam ser comprovados: que quem paga a pensão tem a capacidade de arcar com o aumento e que quem recebe realmente precisa desse acréscimo.
O primeiro ponto pode ser demonstrado através de contracheques, dos bens adquiridos que atestam boa condição financeira ou modo de vida que ateste que a pessoa tem condições de arcar com o aumento. É possível até pedir quebra de sigilo bancário.
Quanto ao segundo, o ideal é sempre que possível reunir todos os comprovantes de pagamento de alimentação, saúde, escola, higiene, internet, lazer e demais gastos para levar aos olhos do juiz.
Caso se comprove a necessidade e a capacidade, a pensão poderá ser revisada para aumentar o valor.
Conhece alguém passando por essa situação? Envie esse texto!
Comments