Vantagens do Testamento
- Lima & Quirino Advocacia
- 4 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Parece que é um instituto distante, digno de novelas, mas o Testamento é uma realidade para muitos brasileiros. Em 2022 foram registrados 33 mil Testamentos.
Quer entender porque as pessoas ainda utilizam esse recurso? Nós te explicamos.
O Testamento é uma forma de organizar o seu próprio patrimônio, para que no momento da sucessão esteja tudo muito claro, sem a necessidade de que seus familiares entrem em conflitos ou confusões sobre quais bens ficarão com quem.
Essa é a primeira vantagem: tornar a sua passagem o mais tranquila possível para você e para seus familiares.
Quantos Inventários conhecemos que duram anos, por vezes mais de 10 anos, apenas por conta da ausência de concordância entre os herdeiros?
Através do Testamento é possível dispor dos bens, dedicando 50% da parte da disponível para outras pessoas ou instituições que não sejam os herdeiros necessários. Algo que não é possível quando não há Testamento.
Por fim, há também a vantagem de que em muitos Estados um Testamento pode custar bem menos do que o processo de Inventário e Partilha.
Desta forma, além de evitar conflitos familiares e de possibilitar dispor sobre a parte disponível dos bens, há benefícios financeiros em fazer um Testamento em vida.
Qualquer pessoa em qualquer idade pode fazer um testamento? Ou existe uma idade mínima e/ou máxima pra isso?